Percebemos que em nossos dias que a popularização das tecnologias da informação e comunicação,levou o computador as escolas como ferramenta de ensino para a aprendizagem.
Sua versatilidade e convergência exercem grande fascínio sobre os educandos e também porque está presente em nossas práticas sociais.
Por meio de utilização de jogos ,textos digitados,conversas de bate papo e participação em redes sociais,essas práticas representadas na escola se transpõe uso do softwares,jogos educativos e pesquisas em site da internet.Essas mídias e tecnologias possibilitam novas formas de transmissão dos conteúdos pedagógicos e ampliam o acesso a informação no espaço escolar.
Mas ,apesar da crescente popularização dos computadores na educação ser o grande fascínio que eles exercem sobre as crianças e adolescentes,há um risco desta geração da informática não ter acesso a um uso adequado e produtivo do computador,visto que o processo de implementação e utilização deste instrumento para o ensino,ultrapassa a montagem de laboratórios de informática,além de que a introdução a TIC está associada não apenas as mudanças tecnológicas ,mas também as de cunho social.
É preciso também criar um ambiente que propicie especialmente a aprendizagem onde os alunos possam construir seus conhecimentos de forma cooperativa e interativa ,não esquecendo os estilos individuais de aprendizagem .Para isso é necessário que os professores estejam capacitados para preparar a sociedade para conviver com os TIC como agente participativo e produtivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário